top of page

SOBRE O PROJETO POLÍTICA PARA JOVENS

      Com o intuito de conscientizar o cidadão sobre política e corrupção, o projeto “Política para Jovens” é ministrado por jovens graduandos da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Câmpus de Franca, integrantes do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Corrupção - CEPC (Unesp).

     Apresenta-se em seu programa explicações de como funciona a política no Brasil, desde o a Tripartição dos Poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo) até os sistemas eleitoral e partidário. Além disso, é discutida em sala de aula a impressão que os discentes têm sobre corrupção, numa tentativa de desvinculá-la do conceito de política brasileira e ainda a questão do voto consciente.

     Os beneficiados com o programa são estudantes de Ensino Médio, Curso pré-vestibular e ainda Ensino Técnico, com idade suficiente para exercer sua cidadania participando das eleições.

Nossa história

     O projeto surgiu a partir da ideia de alunos da faculdade, que constataram a necessidade de haver um grupo de estudos com discussões acerca da política. Então, com anuência da orientadora, e com o reconhecimento institucional da FCHS Unesp - Franca, em 2010 surgiu  o Grupo de Estudos de Política Aplicada e Comparada (GEPAC). Nele, por sua vez, os discentes responsáveis, cientes da importância do tema, bem como do anseio pela consciência cidadã em relação ao valor de seus direitos e deveres políticos, elaboraram um projeto de ensino para expandir tal conhecimento aos jovens da cidade de Franca-SP. Criou-se assim o Projeto Política para Jovens, aprovado pela PROEX (Pro-reitoria de Extensão - Unesp), cujas atividades se iniciaram em 2011. Neste mesmo ano novos membros foram admitidos por meio de processo seletivo, e uma vez formada a equipe de discentes,  deu-se início à preparação das aulas e apostila, sendo efetivados tais objetivos no 2º semestre daquele ano. Em 2012, após a saída de alguns membros, outros novos adentraram, prosseguindo com a consolidação do projeto - novas parcerias com escolas de ensino do segundo grau. Em 2013, por sua vez, também após saída de alguns membros, 9 novos integrantes foram admitidos com o processo de seleção, formando uma equipe de 15 membros. Nesta fase, ocorreram relevantes ações bem como a expansão do projeto: postagens periódicas na pagina das redes sociais; criação do site do grupo; organização de eventos acadêmicos; reestruturação do material utilizado em sala de aula; grande divulgação do projeto; grande participação em congressos; consolidação de parcerias e novas escolas que o aderiram; amplo crescimento do número de alunos-alvo (comparado aos anos anteriores). Ressalta-se, ainda, que ao final de 2012 e início de 2013 o grupo que abarcava o projeto (GEPAC) foi incorporado ao recém criado Centro de Estudos e Pesquisas sobre Corrupção (CEPC) também com reconhecimento institucional da FCHS Unesp, sob coordenação geral da Profª. Drª. Rita Biason. Assim, o presente Política para Jovens atualmente se enquadra como projeto de extensão do supracitado CEPC, e tem o objetivo de continuar expandindo em 2014.

© 2014 por Centro de Estudos e Pesquisas sobre Corrupção (CEPC).

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • w-youtube
bottom of page